Sabemos que a inteligência artificial (IA) veio para ficar. Independente do mercado onde você atua, utilizar a inteligência artificial pode ser uma maneira eficiente de tornar seus dias mais produtivos. E isso não muda quando falamos de uma boa interação, usabilidade e navegação em um site, por exemplo.
Você já se perguntou como alguns aplicativos e sites parecem “adivinhar” exatamente o que você quer ou precisa? Ou mesmo a melhor forma de navegar por produtos, ou serviços?
Bem, essa mágica acontece graças à inteligência artificial em meio a algoritmos que estão sempre avaliando a maneira como os usuários utilizam sites e apps. Além disso, ainda tem a pesquisa de usabilidade, onde usuários desses apps e sites respondem perguntas para otimizar esses processos.
1. Personalização para o Usuário
A IA pode coletar informações sobre suas preferências, interesses e comportamentos ao longo do tempo. Para isso, é necessário que o seu negócio conte com ferramentas que possuam inteligência artificial, captando os dados que serão utilizados para a personalização.
Com base nesses dados, ela pode personalizar a experiência do usuário, tornando-a mais relevante para suas necessidades individuais.
Por exemplo, em um serviço de streaming de música, a inteligência artificial pode criar listas de reprodução com músicas que combinem perfeitamente com o gosto musical de alguém. Tudo isso é feito com machine learning, um dos pilares da IA.
2. Respostas Rápidas e Objetivas
Quem não gosta de respostas rápidas e objetivas quando tem uma dúvida? Chatbots alimentados por IA estão se tornando cada vez mais populares em sites e aplicativos.
Eles podem responder às suas perguntas instantaneamente, te guiar em processos complicados e fornecer informações úteis, agilizando suas interações com o sistema, site ou app, por exemplo.
3. Previsão de Comportamento
Com base em análises de dados, a IA pode antecipar as ações e necessidades futuras para melhor atender a demanda dos seus usuários.
Por exemplo, em um aplicativo de compras online, a IA pode prever produtos que seus clientes provavelmente poderiam comprar, economizando tempo na busca e tornando as compras mais satisfatórias.
Além disso, o usuário vai entender que a sua empresa realmente se importa em oferecer um serviço, de fato, personalizado. Isso aumenta o engajamento e, por consequência, esse usuário indica sua loja para outras pessoas e assim por diante. Entender o seu cliente pode transformar-se em uma rede de outros clientes qualificados.
4. Acessibilidade Aprimorada
A inteligência artificial também pode ajudar a tornar a tecnologia mais acessível para pessoas com necessidades especiais. Ela pode oferecer suporte a leitores de tela, reconhecimento de fala e outras funcionalidades que facilitam o uso do seu site ou app por pessoas com deficiências de diversos tipos.
O Google tem seus critérios para avaliar apps e sites com mais acessibilidade, lhes dando mais credibilidade e priorizando na SERP, muitas vezes, esse tipo de site.
5. Detecção de Sentimentos
Conectando à previsão de comportamento, alguns sistemas de IA são capazes de detectar emoções por meio de dados como expressões faciais ou análise de texto. Com essa habilidade, a IA pode ajustar as respostas e interações para se adequar ao estado emocional do usuário, tornando a experiência mais empática e humana.
Nesse momento, é importante perceber que a pessoa que está ali do outro lado da tela, precisa de um acolhimento. Utilize as ferramentas em mão necessárias para que isso seja uma realidade.
6. Criação de Conteúdos
Para complementar uma boa experiência, é necessário ter conteúdos que irão agregar a vida dos usuários, sejam estes conteúdos, textos, vídeos, imagens, etc. Um exemplo é o WriterAccess, onde você pode utilizar o AI Content Wizard, criando conteúdos incríveis para seu público.
A ferramenta leva em consideração concorrentes, palavras-chave e a sua audiência, identificando as melhores oportunidades para o sucesso da marca. Você pode testar gratuitamente o WriterAccess por 14 dias!
7. Identificação de Problemas e Melhoria Contínua
A IA pode aprender com suas interações e feedbacks. Quanto mais você a utiliza, mais ela se aprimora. Essa capacidade de aprendizado contínuo permite que as ferramentas de IA que você utiliza, ofereçam experiências cada vez melhores e mais personalizadas ao longo do tempo.
Além disso, é possível também perceber problemas com maior antecedência, o que certamente vai adiantar a solução deles.
Portanto, vemos como a inteligência artificial é uma aliada valiosa para melhorar os processos de experiência do usuário. Além de tornar a tecnologia mais amigável, personalizada e eficiente, se adaptando às necessidades e preferências individuais.